sexta-feira, 27 de abril de 2012

Disfonia - Voz Rouca



Disfonia é o nome técnico que se dá para rouquidão. 

A plasticidade da voz é demonstrada nas diferenças individuais como integrante da identidade do indivíduo. A voz evidencia características físicas, sociais e psicológicas de cada um de nós e manifesta sensivelmente qualquer ruptura do equilíbrio nestas áreas.
Quando um desequilíbrio psicológico acontece, seja por medo, raiva, depressão, conflito nas relações interpessoais ou reação de conversão, o indivíduo inconscientemente pode transformá-lo num sintoma vocal. . Mas quando não há uma base física ou estrutural que justifique a desordem vocal do indivíduo e a sua história revela conflitos psíquicos subjacentes então podemos pensar em disfonia psicogênica. 
Esta desordem vocal apresenta formas variadas de manifestação desde o mutismo de conversão até uma disfonia com grande variabilidade nas características sonoras. 
As relações entre o sintoma vocal é o simbolismo que ele representa ainda necessita de mais profundas investigações. É necessário uma avaliação caso a caso, como meio de conhecer a história e avaliar suas possíveis causas. . A terapia vocal sintomática atua sobre o mecanismo vocal, procurando restabelecer uma voz melhor. 

Mas a principal causa da rouquidão  ( DISFONIA) ainda é a falta de conhecimento sobre as noções elementares dos princípios que regulam e regem a função auditiva, respiratória e vocal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário