sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Função Vocal



A função vocal é um conjunto, um todo inseparável e homogêneo, determinado pela interação entre os diferentes órgãos vocais e respiratórios. É uma atividade muscular que só pode se desenvolver e adquirir qualidades emocionais e expressivas buscando um conjunto de sensações proprioceptivas e cinestesicas que se apóiam nas leis da física, da acústica, da fonética e da fisiologia dos órgãos. 
Ela é vivida como um fenômeno vibratório e como uma sensação global de movimentos e de trabalho muscular. No que diz respeito a respiração esta é sentida, principalmente, como uma sensação de resistência, de sustentação firme e ágil ao nível da cinta abdominal, do grande reto, da parte inferior do tórax e da região para-vertebral. 
Esta sensação de tonicidade muscular que é, ao mesmo tempo, uma sensação de mobilidade e de movimentos, informa sobre a atividade dos órgãos, sobre sua posição, seu grau de flexibilidade e eficácia.
Quanto às cavidades supra-laringeas, é preciso buscar uma sensação de a1argamento, de afastamento dos pilares que vai repercurtir ao nível do véu palatino e da parede faringea. É ao mesmo tempo a consciência de um trabalho muscular necessário para a preparação de uma forma, uma atitude na qual os fenômenos acústicos e articulatórios vão se realizar normalmente e estarão associados a uma ligeira tensão, muito difusa, da musculatura da laringe .

O trabalho dos músculos, os movimentos dos orgãos, e a consciência do tremor vibratório estão associados a propagação da onda sonora através da cavidade faríngea que segue a parede músculo- membranosa situada ao longo da coluna vertebral. É ai o lugar da voz como dizem os cantores. Lugar este que eles buscam com a ajuda de sons de boca fechada , meio utilizado para chegar a um resultado sonoro, a uma sensação vibratória sentida de modos diferentes segundo a mobilização da laringe, a riqueza harmônica do som laríngeo e a altura tonal . 
 Estas sensações não são percebidas pelo ouvinte, mas são essenciais para o cantor. Elas constituem um meio eficaz de domínio após um longo treinamento. O conjunto destas sensações deve ser completado pelo controle audio-fonatório, isto é, pela escuta da propria voz, já que o rendimento acústico e controlado pelo ouvido, o que permite avaliar e apreciar a qualidade dos sons. Assim o cantor utilizará, por um lado as possibilidades de dominar a voz que ele escuta por via aerea e, por outro lado, um conjunto de vibrações buco-faringeas, nasais e laringeas que chegam ao ouvido intemo por intermédio da via óssea. Para os sons graves, chegam pelos músculos abaixadores da laringe, para os agudos, pelos músculos elevadores deste órgão. 
As sensações auditivas variam em função do lugar  onde o cantor se encontra e em função da acústica. Algumas vezes lhe parece que sua voz vibra demais. Outras vezes, ele escuta mal e sua voz Ihe parece ensurdecida. Se o cantor não quiser forçar a sua voz, deverá estar atento às sensações intemas -musculares e vibrat6rias pois estas não variam e não dependem do lugar onde ele se encontra. 
 A aquisição da voz cantada se dá, pois, como auxilío destas sensações, que são o resultado das atitudes e das relações complexas cuja conscientização  é indispensável para a qualidade e estabilidade vocal. 
 Aos principiantes é preciso dar informações sensoriais e vibratórias, através de exercícios e de procedimentos complementares, que permitam as coordenações musculares que agem diretamente sobre a respiração e ao mesmo tempo sobre os órgãos vocais e articulatórios. É para facilitar a pesquisa destas diferentes sensações, que os professores de canto utilizam um vocabulário de expressões imaginárias, de metáforas, de evocações subjetivas acrescentadas da representação mental do som , de seu colorido, de seu mecanismo, o que indiretamente acarretara a postura fonatória . 
O professor deverá dar exemplos e explicações coerentes e válidas que permitirão, ao aluno, encontrar um equilíbrio entre a pressão expiratória e a emissão vocal, concretizada por uma dinâmica generalizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário